terça-feira, 15 de setembro de 2009

Roland XP-10

UPDATE: Estou vendendo este meu XP-10 (comprei um piano digital da M-Audio, o Prokeys 88sx, em breve farei uma resenha dele também). Enfim, se alguém se interessar deixe um comentário. Estou pedindo R$ 1.200,00. Está em excelente estado, e acompanha o Case, Pedal Sustain, Fonte e Manual de Instruções.






Possuo um Roland XP-10. Estou com ele desde 2001, e gostaria de registrar aqui algumas impressões.

Em primeiro lugar, pelo tempo que estou com ele é fácil perceber que o teclado me agrada bastante. Bons timbres, leve e fácil de transportar, manuseio simples. Excelente relação custo benefício.

Trata-se de um teclado sintetizador de 5 oitavas, com 127 timbres "Preset" e mais 127 timbres "User" (personalizáveis), padrão GM. Opera com até 16 canais MIDI. Possui alavanca de pitch e modulation. Suas teclas são bem leves, no entanto é fácil se acostumar com sua sensibilidade.

Próximo ao controle de volume, há dois controles deslizantes extras chamados "combination palette", aos quais podem ser associadas diversas funções para uso em tempo real (reverb & chorus, cutoff & ressonance, etc).

Um recurso bastante interessante é o X-Dual, em que é possível reproduzir dois timbres simultaneamente (piano + strings, por exemplo) e ainda balancear o volume de cada timbre através de um dos controles deslizantes. Dá pra reproduzir o piano puro e ir "misturando" o string gradualmente, ou vice-versa. Há ainda uma função de arpejador, com diversos padrões de arpejo à disposição.

Há uma saída neste teclado que permite conexão direta à porta serial de um pc ou macintosh, como alternativa à conexão MIDI (nem tão interessante nos dias atuais, em que as portas seriais estão caindo em desuso).

O modelo não tem alto falantes embutidos, portanto requer amplificador externo ou fone de ouvidos.

Há um display lcd, sem iluminação de fundo (o que pode ser um problema nas apresentações em palco).

Pra quem está começando nos estudos e quer um teclado com bons timbres, fácil de transportar e que não custe os olhos da cara, o XP-10 se mostra uma excelente alternativa.

Link para download do Manual de Instruções do Roland XP-10

3 comentários:

Ricardo Bazzanella disse...

Bom dia MArcelo, vi no site do vintage Synth que vc tem um XP-10 pra vender, gostaria de saber maiores detalhes. Me adiciona no MSN para conversarmos mais, bazanausa@hotmail.com
Aguardo retorno, obrigado.

Anônimo disse...

Hey, I can't view your site properly within Opera, I actually hope you look into fixing this.

Marcelo Navarro disse...

Hey, I can't view your site properly within Opera, I actually hope you look into fixing this.

Hi. I asked a friend to test it, she said it's OK to be viewed with Opera... Thanks for the warning.